segunda-feira, 23 de julho de 2012

Sabia dessa? | A capa do Batman é letal… pra ele mesmo!

Action e Comics:
É complicado imaginar a bat-roupa do excelentíssimo sr. Bruce Wayne sem a sua capa, é verdade. A animação Os Incríveis, da Pixar, nos mostrou que capas são mais perigosas do que estilosas, sim; mas a do Batman – pelo menos nos três últimos filmes da franquia – tem uma função: endurecer com uma carga elétrica e fazê-lo flutuar mundo afora.

Aí entra a física da vida real, que determina que a capa do Cavaleiro das Trevas é, basicamente, um acessório de uso único. Não porque quebraria ou pararia de funcionar, mas porque o Batman provavelmente morreria ao usá-la. O_O
Liat Clark, da Wired, descreveu seus achados aqui (em inglês), que também foram publicados no Journal of Special Physics Topics da Universidade de Leicester.
Se você levar em conta as forças de resistência e sustentação que agem sobre o playboy de Gotham durante o vôo, pode-se calcular a trajetória mortal. A envergadura da “asa” do rapaz, que tem aproximadamente 4.70m, é quase que a metade de uma asa-delta normal. Então, se o morcegones pular de um arranha-céu com 150m de altura, e conseguir planar com sucesso (o que seria possível, até) por mais ou menos 350m, a velocidade do Batman atingiria o pico de 110km/h (!!!) antes de nivelar em mais ou menos 80km/h.

“Ah, legal! Mas e aí?” Bom… vocês já tentaram FREAR algo nessa velocidade, amigos? O cara tá caindo a OITENTA quilômetros por hora! Como proceder pra pousar sem virar mingau de morcego? Usando jatos ou coisas similares à solução que o digníssimo Homem de Ferro implantou em sua armadura, de acordo com o físico.
Vale constar que esse gráfico ao lado – que mostra o cruzado de capa “planando num ângulo constante respeitando a sua direção de viagem” – faz parte da pesquisa, o que nos leva a conclusão de que as pesquisas em Leicester são as mais legais de todo o universo. 
Se você gostou dessa análise física no universo dos super-heróis.. Poderá ouvir o podcast do MDM dessa última sexta, onde o tema foi esse.

Podcast MdM #177: a ciência maluca dos super-heróis!



Nenhum comentário:

Postar um comentário