Aquiles e a tartaruga
Como poderia uma humilde tartaruga vencer o lendário herói grego Aquiles em uma corrida? O filósofo grego Zenão gostou do desafio e bolou este paradoxo.
Primeiro, a tartaruga ganha uma pequena vantagem. Qualquer um ainda não pensaria duas vezes antes de apostar em Aquiles. Mas Zenão apontou que, para ultrapassar a tartaruga, Aquiles primeiro teria que cobrir a distância até o ponto em que a tartaruga começou. Neste espaço de tempo, a tartaruga também teria se movido em frente. Então Aquiles teria que cobrir esta distância também — dando tempo para que a tartaruga fosse um pouco mais em frente.
Logicamente, isso continuaria acontecendo para sempre. Não importando a pequenez da distância entre eles, a tartaruga sempre iria um pouco mais à frente no tempo em que Aquiles estava alcançando o ponto em que ela estava antes. O que significa que Aquiles jamais conseguiria ultrapassá-la.
Levado ao extremo, este paradoxo bizarro sugere que todo movimento é impossível. Mas ele levou à descoberta de que algo finito pode ser dividido infinitas vezes.
Este conceito de uma série infinita é usado em finanças para calcular pagamentos de empréstimos. É por isso que eles levam uma quantidade infinita de tempo para serem pagos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário