sexta-feira, 20 de julho de 2012

10 Anos Sem o Agente G

Melhores do mundo

Em 18 de julho de 2002 morria Gerson de Abreu, figura marcante da infância e adolescência de muita gente.
[Mais:]

Gerson era um ator, humorista, apresentador, repórter, cantor e escritor que ficou muito conhecido por seu trabalho com o público infanto-juvenil nos anos 90. Começou sua carreira na TV Cultura de São Paulo em programas como É Proibido Colar, Tempo de Verão, Bambalalão, Caleidoscópio, Sábado Vivo, Som Pop.
Entre 1992 e 1994 chegou ao estrelato com o programa infantil X-Tudo, o qual apresentava ao lado do boneco X. A atração dava continuidade a um formato considerado inovador da emissora na programação infantil brasileira pois mesclava educação e cultura com diversão e entretenimento. Ou seja, era inteligente sem ser chato.

Em 1995 Gerson foi pra Rede Record e atingiu o auge de sua carreira com o personagem título de um programa tão simples quanto genial, O Agente G. Utilizando um dos maiores talentos de Gerson, a sua capacidade impressionante de contracenar com bonecos como se fossem atores reais, O Agente G contava as aventuras dos agentes da G.E.L.O. (Grupo Especial pela Lei e a Ordem) contra os agentes da C.O.I.S.A. (Central Odiosa de Inimigos Safados e Abomináveis).
A maioria dos colegas do Agente G, exceto a Bárbara e o inesquecível Mestre Iodo, eram alimentos do seu apartamento que ganhavam vida através de bonecos, comoLeite, Refri, Repolho, Salsinha, Gela Tina, Coco. Chefe que dava as ordens ficava no congelador. No lado do mal ficavam Gina, Brígida (irmã gêmea de Bárbara), os capangas Nefasto, Sinistro e Soturno, além do histriônico Corvo Edgar Alan Poe. O programa também contava com uma parte educativa e cultural (herança do trabalho do mesmo pessoal que tinha vindo da TV Cultura) como experiências científicas e indicações de livros, além de atrações como O Mundo de Beakman, a série do Zorro da Disney (redublada e colorizada), Os Três Patetas,Gato FélixFaísca e Fumaça e o hilário desenho animado do Beetlejuice.
Ladeado por uma equipe muito talentosa de atores, manipuladores de bonecos e dubladores Gerson conseguiu tirar audiência até da Globo quando o programa estreou no horário nobre em rede nacional. Tinha o carinho das crianças e a admiração dos adultos com um humor que de início fazia rir todas as idades. Nunca vou esquecer do dia em que eles leram uma cartinha de uma criança dizendo:
"Graças a você minha mãe parou de ver aquela novela chata."
Um tempo depois a Record passou o Agente G pro horário da tarde, onde ele também reinava absoluto, ganhando o prêmio de Melhor Programa Infantil de Associação Paulista dos Críticos de Arte em 1997. Aliás, até hoje tento achar o video do dia em que o Gerson participou do programa do Beakman. Infelizmente, nesse mesmo ano a atração passou a ser exibida de manhã e completamente descaracterizada. Só tinha experiências, sem as aventuras inocentes e o humor do começo e acabou chegando ao fim.

Em 1998 Gerson participou de outro programa infantil na Record, Vila Esperança, que não emplacou. Mas ele continuou bastante ativo como ator no teatro e na televisão. Dizem que estava tentando emagrecer para interpretar o papel do cantorWaldick Soriano quando sofreu um infarto e morreu aos 37 anos. Alguns o consideram o maior apresentador infantil da história da Televisão Brasileira. Fica a homenagem ao Gordo, o Obeso Amigo do Mestre Iodo.

4 comentários:

  1. o melhor programa infantil que ja existiu

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca vou esquecer esse programa e esse cara.

    ResponderExcluir
  3. Quardo no meu coração. Adorava os desenhos, os bonecos e as experiências. Assisti com meu irmão e vizinho.

    ResponderExcluir